Governador inaugura CEAC em Itabaiana

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), inaugurou na tarde desta quinta-feira, 21, a primeira sede regional do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) na cidade de Itabaiana. A nova sede passa a funcionar no Shopping Peixoto, das 7h às 13h.

Presente ao ato, o governador Jackson Barreto ressaltou a importância da inauguração do Ceac neste momento de crise financeira e enalteceu o comprometimento do secretário Rosman Pereira. “No meio dessa dificuldade estamos em Itabaiana inaugurando o Ceac. Agradeço a Rosman, que tem sido um secretário altamente competente e qualificado. Quero reconhecer publicamente o seu trabalho no Estado”, elogiou.

Para o secretário da Seplag, Rosman Pereira, o novo Ceac de Itabaiana passa a promover a inclusão e a cidadania na região agreste ofertando serviços prestados por diversos órgãos públicos. “Com a inauguração em Itabaiana da primeira unidade do Ceac no interior do Estado estamos aproximando ainda mais o Governo e a população”, comemora o secretário.

Rosman destacou ainda que serão 131 serviços prestados por sete órgãos públicos, levando serviços de qualidade e atendimento humanizado ao cidadão. “O atendimento irá abranger todo agreste. São mais 300 mil habitantes que serão atendidos por esta unidade do Ceac, evitando que o cidadão tenha que se deslocar até a capital para ter acesso aos serviços básicos”, afirmou, enfatizando que mesmo diante da crise financeira que o país vivencia, o Governo fez um investimento importante em Itabaiana pensando no bem estar da população.

Os Serviços

No Ceac de Itabaiana estão sendo ofertados inicialmente serviços da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Correios, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Receita Federal e da própria Seplag.

Com a presença desses sete órgãos no Ceac de Itabaiana, a população poderá tirar a 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade pela SSP. Pelos Correios o cidadão poderá fazer a inscrição, alteração e correção do CPF, consulta ao Serasa, seguro DPVAT, entre outros serviços. Através do INSS, a trabalhador poderá dispor da contagem de tempo de serviço, declaração de regularidade e emissão de extrato de benefício.

Na Sefaz, o cidadão poderá dispor de isenção de ICMS para taxista, portadores de necessidades especiais (Não condutores e condutores); isenção de IPVA para portadores de necessidades especiais (Não condutores e condutores), para ambulância e para taxista. Através da Deso, o cidadão pode pedir ligação de água, análise de fatura, negociar débito e devolução de valores, pedir religação, entre outros serviços. Pela Receita Federal, a pessoa poderá fazer sua inscrição de CPF, comprovante de situação cadastral e comprovante de inscrição do CPF; e pela Seplag, o servidor público do Estado poderá pedir a emissão de contra cheque, extrato de pagamento e tirar qualquer d úvida.

Presenças

Participaram do ato de inauguração do Ceac em Itabaiana, o vice-governador Belivaldo Chagas, o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo; a deputada estadual Gorreti Reis; o empresário e proprietário do Shopping Peixoto, Messias Peixoto; os secretários João Eloy (SSP) e Josué Passos Subrinho (Fazenda); a superintendente executiva da Seplag, Adriana Menezes; a diretora do DAF da Seplag, Bianca Braga; o superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão da Seplag, Rodrigo Farias e o diretor-geral do Ceac’s, Alex Prata, Andrius Magno, entre outros servidores da Secretaria de Planejamento e a população de Itabaiana.